ASSINAassina2  

A venda da folha de pagamento efetuada pelo Município ao Banco Banrisul, pela primeira vez rendeu uma proporção de recursos ao Sistema de Previdência.

Em evento ocorrido no dia 15 de dezembro de 2016, no gabinete do Prefeito, foi formalizada a chamada "venda da folha de pagamento dos servidores municipais", e de forma justa, pela primeira vez, a proporção equivamente ao número de servidores inativos vinculados ao SIMPS foi repassado ao Fundo de Previdência, o que rendeu a importância de R$ 54.237,00. Esse montante é apenas 70% do valor total negociado. Os outros 30% deverão ser repassados no mês de fevereiro de 2017.

Esses valores que ingressam no RPPS, não poderão ter finalidade diferente dos demais recursos do Fundo, ou seja, o pagamento de benefícios previdenciários e a taxa de administração, conforme disposto no Art. 13, III, § 3º da Lei 1.774/2006.

Ainda que estes valores não representem algo significativo no patrimôniodo Fundo, seu ingresso contribui para minimizar perdas verificadas nos últimos 4 anos, por conta dos pagamentos em atraso e sem a devida atualização de valores por parte do Município. Tambem vale registrar o reconhecimento do RPPS como uma estrutura de gestão independente, ainda que esteja atrelada a contabilidade da prefeitura, e dependa do prefeito para ordenação de despesas, por ser uma unidade orçamentária do Município.

O contrato de formalização entre o RPPS e o Banco Banrisul, por questões cadastrais no Banco, foi assinado pelo ex presidente do Conselho de Previdência Joceli Lopes Gomes e pelo Gestor do Fundo, José Adelar Milczarek, na presença do Prefeito Municipal, Valtemar Machado e do Gerente da unidade do Banrisul de Coronel Bicaco, Paulo Umann.