No dia 20 de junho de 2018, os servidores vinculados a Secrretaria de Saúde, reuniram-se com o Presidente do Conselho do Simps, Edson Schwaab e o Gestor José Adelar Milczarek.

 O objetivo do encontro, foi apresentar à aqueles servidores, em especial aos contratados recentemente, o funcionamento do Sistema Previdenciário, mas principalmente informar sobre as recentes alterações na legislação do SIMPS, no que diz respeito ao introduzido pelo Art. 21 da Lei Municipal nº 4378/2018, que altera a sistemática de contribuição sobre verbas transitórias, em especial, a verba de insalubridade, que é concedida a boa parte dos servidores da Saúde.

Pela nova regra, o servidor deve optar por contribuir sobre esta verba, fato que implicará na composição do benefício de aposentadoria no futuro, e sem a opção escrita, não haverá incidência de contribuição e nem acréscimo no benefício de aposentadoria, daqueles servidores que se aposentarão por média salarial..

Tambem  foi ofertando o convite para que um representante daquela Secretaria integre o Comitê de Investimentos. A medida visa distribuir servidores das diversas secretarias na gestão do Fundo, e atualmente a Saúde não conta com representantes, já que os indicados no ano anterior ao Conselho de Previdência, acabaram deixando a Secretaria de Saúde e indo para outras. Considerando que houve dois interessados a vaga, a decisão sobre o escolhido ficou para uma data posteior conforme critérios a serem estabelecidos.

Embora o tema sobre a construção ou aquisição de uma sede própria para o RPPS já houvesse sido discutido e aprovado a cerca de 3 anos nesta mesma Secretaria, voltou-se  a tratar do assunto, explicando-se como seria a sua execução, utilizando recursos de sobras da taxa de administração. Os servidores da Secretaria aprovaram a iniciativa que deve ser intensificada no início de 2019. Leia a Ata lavrada sobre esta reunião clicando aqui.